terça-feira, 9 de junho de 2009

Dia da Saudade!



Dia 10 de Junho é oficialmente o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A data do falecimento de Luís Vaz de Camões, em 1580, é utilizada para relembrar não só os feitos passados como os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal.

E como são muitos os que vivem fora de Portugal, fora do seu povo, da sua terra. Uns por opção de conhecer uma nova cultura, descobrir novos horizontes, outros, em busca de uma vida melhor. A crise que vivemos foi um convite, quase intimativo, que juntando-se a liberdade de circulação por esta nova Europa, motivou muitos a viver no estrangeiro.
Portugal, como nos tempos passados, continua a ser um país de emigrantes.(De acordo com o serviço de Emigração mais de 5 milhões de portugueses estão espalhados pelo mundo.)
E hoje 10 de Junho eles se juntam em todos estes lugares e dizem que assim se sentem um pouco mais perto de Portugal e dizem também que esta é uma data onde a saudade bate mais forte. E esta palavrinha, só conhecida em galego-português, descreve bem a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.A palavra vem do latim: solitas;solitatis (solidão). Então em minha visão, minha leitura, hoje 10 de Junho a solidão se junta em multidão para celebrar a saudade!
Hoje me junto a eles como uma imigrante, , me junto a esta multidão de solitários celebrando minha saudade.

Que Deus celebre esta doce saudade por nós, e com seus olhos de amor nos guarde, nos console e cuide de nós até aquele dia, que será perfeito e ali sim, nem no galego-português, a saudade existirá mais.


Bom dia de Portugal! Bom dia de vida!
( Extraído do Blog da bepirola)

Sem comentários:

Enviar um comentário