terça-feira, 14 de julho de 2009

Véus debaixo do sol


Estou no Marrocos.
Tempo tranquilo, sol, mar, e uma cultura diferente para explorar.
Como mulher, ocidental, livre, não posso deixar de observar a mulher ao meu lado, totalmente coberta, debaixo de um sol abrasador e ao pé de uma piscina convidativa. Debaixo de toda aquela roupa, do véu, das obrigações religiosas (e até da opressão plausível que vem de fora, dos lideres, do marido e do julgamento social) está ali alguém como eu em essência: vaidosa, amante da vida, cheia de sonhos e de planos. Merecedora também de toda a minha compaixão. Não posso deixar também de me perguntar, quantas de nós, no nosso mundo "livre", sem tantos véus visíveis, não somos tão iguais a essa minha nova amiga marroquina?
( Pequeno testemunho de Betânia Pirola em férias no Marrocos e já com muita saudade de vocês)

1 comentário:

  1. É verdade são muitas as mulheres que vivem assim com um véu invisível;;;;

    ResponderEliminar