sábado, 25 de abril de 2009

Liberdade!




Um pouco da nossa história…

Há 35 anos passados no dia 25 de Abril, Portugal começava a ser um país livre. Creio que, a maioria de nós é parte desta primeira geração pós ditadura. Algumas até podem se lembrar, outras ouviram o que aconteceu...


No dia
24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instalou secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa.
Às 22h 55m é transmitida a canção ”
E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa, emitida por Luís Filipe Costa. Este foi um dos sinais previamente combinados pelos golpistas e que desencadeou a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado.
O segundo sinal foi dado às 0h20m do dia 25 de Abril, quando foi transmitida a canção ”
Grândola Vila Morena“, de José Afonso, pelo programa Limite, da Rádio Renascença , que confirmava o golpe e marcava o início das operações.

Eu poderia continuar aqui a descrever todos os passos que foram dados, sobre as várias versões, mas vou saltar directamente e descrever um instante, que considero mágico, lindo e terno em que uma mulher,( só podia ser mulher!) com sua atitude fez com que uma revolução fosse lembrada como a “Revolução dos Cravos”.


“Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, solidários com os soldados revoltosos; alguém, uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda, e em seguida todos o fizeram, começou a distribuir cravos vermelhos para os soldados, que depressa os colocaram nos canos das espingardas.”


Bem, o que sabemos é que o
25 de abril de 1974 continua a dividir a sociedade portuguesa, sobretudo nos estratos mais velhos da população que viveram os acontecimentos, nas facções extremas do espectro político e nas pessoas politicamente mais empenhadas.


Quero aqui parabenizar, saudar a todas nós portuguesas ( me considero uma…posso?) que temos a benção de hoje viver em liberdade, e para algumas, liberdade dupla, pois hoje podemos livremente proclamar nossa fé, falar do que , e em que cremos, e livremente agradecer a Deus por vivermos em um país onde, pode ainda náo ser o ideal para muitos ,mas um país livre onde o nome de Deus é proclamado.


Hoje agradeça a Deus por viver cá. Ore por aqueles que nos governam e celebrem com muita alegria a liberdade!!


Provérvios 15:1 diz: “ A palavra Branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”
Foi o que aquela florista, na sua simplicidade fez naquele 25 de Abril…e você? Vai decidir por qual palavra?



Decida pela liberdade!



Ah! Só para lembrar…amanhã é dia de batismo na nossa comunidade Reviver…
Nos vemos por lá!

1 comentário:

  1. Olá queridas amigas, vou deixar um pequeno comentário: eu vivi o 25 de Abril de 1974 e concordo que foi bom para a liberdade de expressão e religiosa, só é pena o que depois se fez e continuam a fazer à sombra do 25 de Abril, hoje,(neste tempo) apercebo-me que uma atenuada ditadura se quer instalar, mas como Deus não tem partidos nem partidários, oro a ELE dia a dia pela vida, pelo suprimento dos necessitados, pelas as crianças e velhinhos que estão à mercê de pessoas que não conhecem Deus.

    ResponderEliminar