segunda-feira, 22 de março de 2010

Capacitando líderes para a nova geração


Tivemos este fim-de-semana na Igreja Reviver em Santo António dos Cavaleiros o primeiro módulo da Escola de Plantadores de Igrejas: Cultura Emergente, com o Pastor Olgálvaro Bastos Júnior. Foi um tempo muito bom para todos aqueles que puderam estar presentes em que aprendemos e fomos desafiados a pôr de lado preconceitos e obstáculos à mudança e a amar TODOS como JESUS NOS AMA.
A escola é um centro de reflexão e aprendizagem para uma nova geração de pensadores cristãos e visa a capacitação de líderes para a plantação de novas igrejas. E está aberta a TODOS!
O próximo módulo é já nos dias 9 e 10 de Abril e quem perdeu o primeiro módulo, pode inscrever-se já para este pois a inscrição na escola pode ser feita em qualquer altura.
Para contactos e inscrições: Telefone: (+ 351) 219883795
Telemóvel: (+ 351) 933025625

A verdadeira coragem

Diz Chuck Swindoll que «a coragem não está limitada ao campo de batalha ou às 500 milhas de Indianápolis ou a apanhar com bravura um ladrão que tenta assaltar-nos a casa. Os verdadeiros testes de coragem são muito mais discretos. São os testes interiores, como manter-se fiel quando ninguém está a olhar, como aguentar a dor quando a sala está vazia e ninguém está a ver ou como aguentar sozinho quando não se é compreendido». Mas há alguém que está sempre a ver, a sala nunca está vazia e há alguém que sempre nos compreende. Esse alguém é Deus e é também Ele que nos dá a verdadeira coragem nos momentos difíceis: «O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?» (Salmos 27:1)

quinta-feira, 18 de março de 2010

E foi assim o nosso dia especial...


O nosso dia começou com um fantástico pequeno-almoço preparado pela equipa da Rede de Mulheres Reviver, em que pudemos conhecer melhor quem ainda não conhecíamos e conversar bastante. Estiveram presentes cerca de trinta mulheres neste Sábado, dia 13 de Março, mulheres de todas as idades.
Durante a parte da manhã, a nossa Irmã Isabel falou da beleza interior, fazendo um paralelo com a beleza exterior. A nossa beleza interior tem de começar com uma limpeza pois o nosso coração é enganoso e precisa de ser limpo. A Palavra e o Espírito limpam o nosso coração. Depois da limpeza, precisamos ainda de:
  • Elixir de rejuvenescimento - «Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento» (Filipenses 4:8).
  • Óleo para o cabelo - «Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda» (Salmos 23:5).
  • Batom para os lábios - «Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios» (Salmos 34:1).
  • Maquilhagem - «O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate» (Provérbios 15:13).
  • Brilho - «Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma» (Salmos 42:1).
  • Creme para as mãos - «Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projectos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma» (Eclesiastes 9:10).
  • Calçado para os pés - «Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam rectos. Não declines nem para a direitta nem para a esquerda; retira o teu pé do mal» (Provérbios 4:26-27)
  • Traje - «Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus» (1 Pedro 3:3-4).
  • Perfume - «Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos, como nos que se perdem» (2 Coríntios 2:15).
  • Etiqueta social - 1 Coríntios 13 - Podemos ter tudo o resto, mas se não tivermos Amor, de nada vale.

Depois do almoço, em que tivemos mais uma oportunidade para estar juntas e conversar, tivemos uma tarde dedicada à nossa beleza exterior, que, apesar de não ser o aspecto mais importante das nossas vidas, também gostamos de cuidar.

A nossa Irmã Rute falou das cores que melhor ficam a cada mulher. A cor errada pode deixar a nossa aparência abatida e ressaltar imperfeições na pele, olheiras e rugas.
O método que nos foi apresentado organiza as cores em quatro grupos básicos, de acordo com as estações do ano. A estação do ano a que pertencemos, e consequentemente o grupo de cores que devemos usar, depende da cor da nossa pele, olhos e cabelos. E para descobrirmos isso, contámos com a sabedoria e experiência da nossa irmã Rute, que não só identificou o grupo de cores de cada mulher presente, como também deu sugestões práticas para ficarmos mais bonitas. Resumidamente, e para quem não pôde estar presente, podemos dizer que:
- Na Primavera, as cores são quentes e suaves.
- No Verão, a suavidade continua, mas os tons são azulados e frios.
- No Outono, as cores são mais intensas e quentes - o castanho e o laranja predominam.
- No Inverno, as cores são frias e bem definidas.